FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto, formado por três volumes, tendo a função de apresentar as diretrizes e orientações sobre o trabalho a ser desenvolvido pelos professores com as crianças da Educação Infantil. O primeiro volume traz uma reflexão sobre creches e pré-escolas do Brasil, incluindo também as concepções de criança, de educação, de instituição e do perfil do profissional da Educação Infantil.

 

 Estamos falando de qual documento?


RCNEI


Projeto Político Pedagógico


Constituição Federal


LEI 9293/96


Guia de Alfabetização

“Nos últimos anos, as pesquisas vêm demonstrando que a Educação Infantil está passando por um processo de mudanças rápidas incorporadas às legislações. A legislação atual, ao mesmo tempo que inova em alguns aspectos, em outros repete o que já vinha acontecendo. ” (SCUSSEL. 2011. p.258)

Podemos afirmar sobre a Educação Infantil de acordo com essa afirmativa:
I- As políticas públicas abrem espaços para os profissionais da área e toda sociedade, portanto não geram polêmica ou outras discussões acerca dessa etapa de ensino.
II – A LDBEN (9394/96) ressalta que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, portanto sem discussões e outras considerações.
III - As políticas públicas causam polêmicas, mas também abrem espaços para os profissionais da área e toda sociedade, por meio de discussões para que possam buscar alternativas que visem a melhoria da qualidade da Educação Infantil.
IV- A Educação Infantil no Brasil sempre foi prioridade das políticas públicas, no Brasil, portanto as discussões devem acontecer para a etapa do Ensino Fundamental que ainda necessita de melhor ser estruturado.

Está correta a alternativa:


III apenas.


I e II apenas.


I e III apenas.


II apenas.


I apenas.

Leia com atenção, as afirmativas seguintes, retiradas do texto sobre o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil RCNEI. Classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F). 

(  ) – O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil -  RCNEI orienta o professor para desenvolver propostas pedagógicas de cunho assistencialista, visto que a maioria da clientela atendida é oriunda da classe trabalhador;

(   ) – O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI reconhece a necessidade da formação continuada dos professores;

(  ) - O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI pode funcionar como elemento orientador de ações na busca da melhoria da qualidade da Educação Infantil brasileira e por isso mesmo conseguirá resolver os complexos problemas dessa etapa educacional;

(  ) - O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil- RCNEI incentiva o trabalho com os jogos e brincadeiras, uma vez que o jogo pode ser considerado uma atividade básica que permite às crianças criar, imaginar, transformar, transgredir, o experimentar, passar do real ao imaginário como nenhuma outra atividade;

(  ) - O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil- RCNEI sugere estruturar o dia-a-dia na Educação Infantil de forma que a criança tenha a oportunidade de ampliar seu espaço de utilização dos brinquedos e das brincadeiras como possibilidade de ampliação de conhecimento.

A alternativa correta é:


F, V, F, F, V


V, V, F, V, V


F, V, F, V, F


F, V, F, V, V


F, F, F, V, V

Nós como educadores devemos "enxergar" o RCNEI não como uma obrigatoriedade, mais sim como ferramenta que conduz nossas crianças a um futuro mais digno, com profissionais que possam proporcionar-lhes uma educação prazerosa e qualitativa.

Portanto, O RCNEI é de grande importância para o desenvolvimento da prática pedagógica infantil por que:

I- Norteia orientações didáticas, apontando a direção para que possamos desenvolver um trabalho com maior eficácia, atendendo de fato a necessidade de cada criança.

II- Modifica nosso olhar sobre a prática pedagógica da Educação Infantil.

III- Possibilita um equilíbrio entre o cuidar, educar e brincar visando uma qualidade de melhor aprendizagem aos nossos alunos.

IV- Apoia-se em normas legais que procuram contribuir na busca de respostas aos problemas identificados na Educação Infantil.

V. Reconhece a necessidade de rever a fundamentação teórica e a metodologia de ensino. Porém a postura de educador não se faz necessário ser revista porque quem é educador sempre será educador.

Assinale a alternativa correta:


I, II, III e V;


I, III, IV e V;


I, II, III e IV;


I, II, e IV;


I, III e V;

De acordo com o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - assinale a afirmativa  que explica como deve ser   o perfil, que se espera atualmente, do profissional que trabalha diretamente com crianças  na  EDUCAÇÃO INFANTIL.


O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.



O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de  responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados, desenvolvimento  e aprendizagens infantis.



O trabalho direto com crianças exige que o professor  goste de crianças, saiba cuidar delas, ser afetivo sem precisa saber trabalhar em equipe.



O trabalho direto com crianças exige que  uma das principais funções do professor seja ser  amigo das famílias dos alunos.



O trabalho direto com crianças exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muita vários anos de trabalho na educação.


O RCNEI, ao nortear as orientações didáticas necessárias para o trabalho pedagógico na Educação Infantil, aponta a direção para que os profissionais possam desenvolver um trabalho pedagógico com uma maior eficácia, atendendo de fato a real necessidade de cada criança.

Portanto, O RCNEI é de grande importância para o desenvolvimento da prática pedagógica infantil por que:

I- Modifica nosso olhar sobre a prática pedagógica da Educação Infantil.

II- Possibilita um equilíbrio entre o cuidar, educar e brincar visando uma qualidade de melhor aprendizagem aos nossos alunos.

III- Apoia-se em normas legais que procuram contribuir na busca de respostas aos problemas identificados na Educação Infantil.

IV. Reconhece a necessidade de rever a fundamentação teórica e a metodologia de ensino. Porém a postura de educador não se faz necessário ser revista porque quem é educador sempre será educador.

V. Traz informações corretas sobre a importância na definição de objetivos, conteúdos e orientações didáticas para a Educação Infantil, contempladas no RCNEI.

Assinale a alternativa correta:


III e V, apenas


I, II, III e IV, apenas.


I, III, IV e V, apenas.


I, III, IV e V, apenas.


I, II, III e V, apenas.

A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Em seu  Art. 1º , a  presente Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para esse segmento a serem observadas na organização de suas propostas pedagógicas.

De acordo com essa resolução podemos afirmar que:

 I. As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.

II. As creches e pré-escolas, na elaboração da proposta curricular, de acordo com suas características, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas, estabelecerão modos de integração das experiências.

III. As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: éticos, estéticos e políticos.

IV. A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

 

Está correta apenas a alternativa:


I, II,  e III ;


 III e IV;


I, e III ;


I, II e IV;


 II e III ;

Leia com atenção o parágrafo abaixo que se remete a formação profissional do educador infantil.

 

De acordo com Salge e Pinheiro, (2011, p.123):

 

"A Resolução CNE/CES nº 01, de 15 de maio de 2006, institui, entre as competências do curso de Pedagogia, a formação inicial para o exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Logo, cabe a esse curso assumir tal desafio. Por outro lado, o curso Normal Superior foi criado para atender à demanda de profissionais docentes que possuíam habilitação só em nível médio e que, segundo interpretação equivocada da legislação vigente (Art. 87, § 4º da LDB nº 9394/96), deveriam ter formação superior até o final da década da educação (2006). Acontece que, na mesma Lei, no caput do Art. 62, estabelece-se como formação mínima para atuação no magistério da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental “[...] a oferecida em nível médio, na modalidade Normal”. 

 

Nesse sentido podemos afirmar:


Os dois cursos, Pedagogia e Normal Superior, não formam o educador para atuar na primeira etapa da educação básica.


Apenas o curso de Pedagogia forma o educador para atuar na primeira etapa da educação básica.


Os dois cursos têm habilitado os professores para atuar na primeira etapa da educação básica.


Ainda não existe uma definição clara de qual curso deve formar o educador para atuar na primeira etapa da educação básica.


Apenas o curso de Normal Superior forma o educador para atuar na primeira etapa da educação básica.

O RCNEI ao ser lido, pode auxiliar professores na reflexão sobre o trabalho a ser realizado com as crianças de 0 a 5 anos, em instituições de Educação infantil de todo país pois trata-se de um guia educacional, norteador da prática educativa dessa etapa da educação desde 1988.

O que significa RCNEI? 


Referencial Curricular Nacional para a  Educação Infantil

Referencial Curricular para o Ensino Infantil


Referência do Ensino Infantil
Referencial Curricular para a Educação Infantil
Referencial Curricular do Ensino Infantil

A Educação Infantil com função pedagógica é considerada a principal conquista que levou a outras grandes mudanças. Essa concepção de infância com função pedagógica começa a ser mudada a partir de 1988.

 

 

 

Qual documento que foi o marco para essa mudança?



UNESCO e UNICEF


Constituição Federal 


ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente


Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN


Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil-  RCNEI